A primeira decepção

sábado, 10 de julho de 2010

LÉO LISBÔA

Final de Copa do Mundo não tem como brasileiro não lembrar. Seja por alegria ou tristeza, os duelos que acontecem a cada quatro anos acabam não saindo da memória de um povo que é tão aficcionado por futebol. Em meus 24 anos de vida, me lembro de ter acompanhado as decisões de 1994 (Estados Unidos), 1998 (França), 2002 (Japão e Coreia do Sul) e 2006 (Alemanha).

Apesar de assistir à Seleção Brasileira ser tetra e pentacampeã na América do Norte e na Ásia, uma decisão que me marcou foi França x Brasil, em Paris, em 1998, jogo em que os donos da casa golearam a Canarinho por 3x0, não deixando dúvidas onde a taça deveria ficar.

Naquele Mundial, então com 12 anos, a empolgação era total. Embalado pela Conquista em 94, logo na primeira Copa do Mundo em que acompanhei, acreditava que a Seleção Brasileira ganharia mais um título. Mero engano. O início foi de animar. Na primeira fase, sob comando do técnico Zagallo, que esteve presentes nas outras quatro conquistas, o Brasil venceu Escócia e Marrocos, mas foi derrotado pela Noruega.

No mata-mata, mais sucesso da Seleção. Nas oitavas de final, vitória por 4x1 sobre o Chile. O duelo seguinte, com uma atuação inspirada do pernambucano Rivaldo, triunfo por 3x2 em cima dos dinamarqueses. Contra os holandeses, que seriam os algozes este ano, coube ao goleiro Taffarel garantir a vitória ao defender dois pênaltis.

Para a grande final, contra a França, a expectativa era a maior possível. Não quis saber de superstição. Ao invés de assistir no meu quarto, onde tinha acompanhando as partidas anteriores, fui junto a minha família assistir na casa de um tio. Após o almoço, o primeiro susto. Roinaldinho não estava entre os titulares divulgados pela Fifa. Mas o atacante entrou em campo, junto com os outros dez atletas. Melhor que não tivesse entrado.

O Brasil não se encrontrou e levou dois gols de Zidane ainda no primeiro tempo. Desolado, fui para casa, sabia que o sonho do penta tinha terminado, pelo menos naquele ano. Os 45 minutos finais nem assisti, perdi até o terceiro gol. Preferi jogar videogame...

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010, Folha de Pernambuco Digital - Recife - PE - Brasil. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.