O equilibrado Grupo F

sábado, 19 de junho de 2010

IRCE FALCÃO

As seleções que compõem o Grupo F desta Copa do Mundo entram em campo, amanhã, pela segunda rodada da fase classificatória como se estivessem partindo do zero. Itália, Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia estão em pé de igualdade no quesito pontos, claro, pois quando chega na questão técnica, algumas equipes despontam como favoritas.

Todos os times somaram, até o momento, um ponto, fruto de empates insossos (Itália 1x1 Paraguai e Eslováquia 1x1 Nova Zelândia). No entanto, a Azzurra e os paraguaios despontam como franco favoritos a ficarem com as duas vagas para as oitavas de final. Se bem que as zebras estão à solta na África do Sul...

Mas, apesar de estarem surgindo algumas surpresas, não acredito que a Nova Zelândia, por exemplo, entre nesse time. Essa seria A SURPRESA da Copa. Já a Eslováquia, ainda pode fazer uma graça, uma vez que conta com jogadores em fortes ligas europeias, como os campeonatos Espanhol e Inglês.

O certo é que a classificação aparece como uma obrigação para italianos e sul-americanos. Será que eles vão imitar a França?

Imagens de Paris

A artista plástica e fotógrafa pernambucana Dulce Araújo nos enviou umas fotos tiradas nas ruas de Paris. Em uma delas estão animados torcedores argelinos, que formam uma comunidade muito forte de imigrantes que vivem na França. E eles se mostram muito mais animados com a Copa do Mundo que os próprios franceses. Também fica difícil criar interesse quando a seleção está tão mal. Até agora na África do Sul, a França coleciona um empate sem gols com o Uruguai e uma derrota por 2x0 para o México. Avançar às oitavas de final só com um milagre.

Já a Argélia, que não almeja voos mais altos no Mundial, conseguiu um empate por 0x0 com a Inglaterra, ontem. O resultado foi comemorado como uma vitória. Nas fotos, também podemos ver o telão da Fun Fest montada pela Fifa aos pés da Torre Eiffel. No Brasil, esse espaço foi erguido na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Nossos agradecimentos a Dulce Araújo pelas fotos.




Cidade de Lata

FLÁVIO BATISTA

Acabei de ver uma matéria na ESPN Brasil que me deixou chocado. Pessoas que moravam em área de favela ou nas ruas da Cidade do Cabo, que está recebendo jogos da Copa do Mundo de 2010, foram encaminhadas para um local que ficou conhecido como Cidade de Lata. São imigrantes, pobres, mendigos... gente que a organização do Mundial procurou esconder dos visitantes. Hoje, eles são 10 mil pessoas que vivem em condições deploráveis, sem saneamento básico ou qualquer tipo de amparo do Estado.

Segundo a representante dos moradores ouvida pela reportagem da ESPN Brasil, tudo começou em 2007, quando os governantes iniciaram a construção do estádio Green Point e outras obras para a Copa do Mundo. As pessoas chegaram a ser removidas à força (de acordo com ela, até tiros foram disparados em algumas ocasiões) e foram despejadas em cubículos minúsculos feitos de lata e cobertos por lonas. A promessa era de que essa situação seria temporária e todos receberiam uma moradia digna para morar. Já se vão três anos e nada foi feito. Resultado disso, e como não poderia ser diferente, muita revolta por conta da Copa do Mundo.

Temo que isso aconteça no Brasil. Que essa "limpeza" cruel seja feita nas cidades para quando os turistas chegarem esteja tudo limpo, tudo bonitinho, sem pobreza nas ruas, nas proximidades dos estádios. Só que o preço é muito caro. São vidas, sonhos... Torço para que a história da Cidade de Lata não se repita no Brasil, apesar de achar que, infelizmente, algo semelhante vai acontecer.

Dinamarca despacha Camarões

TERNI CASTRO

Palpite certeiro (finalmente). A Dinamáquina se recuperou do revés sofrido na primeira rodada e venceu Camarões de virada por 2x1. De quebra, garantiu a classificação dos holandeses às oitavas e - infelizmente - despachou os camaroneses, sem chances mais de avançar no Mundial. Agora, os dinamarqueses vão com tudo para cima do Japão num jogo que vai garantir, sem dúvidas, muitas emoções.

A partida, arrisco-me a dizer, foi uma das mais abertas desta Copa. Foi um show de ataques alternados de ambas seleções. Camarões saiu na frente, depois de uma bobeira da zaga nórdica, que entregou a bola nos pés de Eto'o. Este não perdoou e fuzilou a rede adversária. Mas os dinamarqueses não se abateram, continuaram atacando, e Bendtner, depois de jogada trabalhada, empatou o jogo. A partir daí, qualquer resultado poderia acontecer, pois os dois selecionados se lançaram em busca do gol de desempate. Melhor para a Dinamarca, que sacramentou a vitória com Rommedahl - para mim, melhor jogador em campo.

A notícia ruim é justamente pelo lado camaronês, que começava a mostrar aquele futebol esperado por todos, principalmente pelos africanos. Mas, infelizmente, os Leões Indomáveis vão ter que se contentar com o último jogo da rodada para cumprir tabela. Méritos para o bom escrete da Dinamarca, que além de "domar" os camaroneses, mostrou que virá a todo vapor nas partidas seguintes da Copa.

Envie sua foto para o blog Folha na Copa

Você vai vestir o verde e o amarelo para torcer pelo Brasil, amanhã, contra a Costa do Marfim? Então tire uma foto e a envie para o blog Folha na Copa. Para fazer isso é muito fácil, basta mandar um email para esporte@folhape.com.br. Estamos esperando!

Fora Domenech!

BRENNO COSTA

Anelka fez o que muitos franceses queriam. Ele mandou o técnico da seleção, Raymond Domenech, tomar naquele canto e ainda completou a sutileza o chamando de “filho da P”. O insulto surgiu após uma cobrança do comandante. O resultado é que o atacante do Chelsea está fora do restante da Copa, mas quem nem deveria comandar mais um treino, por mim, seria o próprio treinador.

A atitude reflete muito o sentimento que o grupo tem em relação ao técnico. Com manias esquisitas, como a de não convocar jogadores do signo de escorpião, Domenech chegou ao continente africano já contestado e com um substituto definido. O ex-jogador Laurent Blanc assumirá os Bleus após o Mundial.

Vale lembrar que na partida contra o México, quando acabou derrotado por 2x0, Domenech voltou para o banco de reservas antes do intervalo terminar, pouco depois de ter sido xingado. Os jogadores, então, ficaram nos vestiários cerca de quatro minutos debatendo seu o "seu treinador". É uma pena ver uma tradicional seleção fazendo um papelão desses.

É ganhar ou ganhar!

TERNI CASTRO

O jogo do desespero... para os camaroneses. Depois de apresentar um futebol muito aquém do esperado e decepcionar a nação africana na primeira rodada da Copa (além de me fazer errar feio no palpite aqui do blog), a seleção de Camarões vai procurar - ou não - a reabilitação diante dos dinamarqueses, a partir das 15h30.

Não que a seleção nórdica esteja livre de pressão para a partida de logo mais - precisam conquistar a vitória se quiserem passar à próxima fase -, mas os camaroneses estão carregando um grande peso nas costas por não corresponderem às expectativas dos seus torcedores. Apesar disso, o clima entre os "Leões" é de otimismo e a máxima nos bastidores é de que eles "perderam a batalha, mas não a guerra", como disse o zagueiro Nkoulou.

Esse jogo está com cara de empate, mas mesmo assim, vou apostar na vitória da Dinamarca por 2x1. Espero que esse "um" seja o gol de Eto'o, que até agora não mostrou a que veio neste Mundial. Vamos ver se os Leões Indomáveis vão se soltar de vez na Copa ou se a Dinamáquina vai disparar com todo o gás.

Tudo embolado

TERNI CASTRO

Está tudo embolado. Gana poderia acabar a rodada praticamente garantida na próxima fase, mas empatou com a Austrália por 1x1 e agora "joga" a decisão dos classificados para as últimas partidas da primeira etapa da competição. Apesar de estar na primeira colocação com quatro pontos, a seleção africana perdeu a oportunidade de dar um grande passo às oitavas de final. Aos australianos, mais um suspiro para seguir sonhando em busca da classificação.

A partida, por incrível que pareça, começou com a Austrália dominando. Com bom toque de bola, os Amarelos empurravam os ganeses para a defesa. Não demorou muito e a pressão australiana gerou frutos: em cobrança de falta, Holman se aproveitou da falha do goleiro Kingson para abrir o placar. Depois do gol sofrido, Gana partiu para cima e contou com o apoio do craque australiano Kewell, que botou o braço na bola dentro da área e foi expulso. Pênalti marcado e convertido com personalidade pelo bom atacante Gyan. E foi só. Ainda que estivesse com um a mais, o selecionado africano não aproveitou as oportunidades que teve e saiu de campo com gosto de "quero mais".

Este, de fato, está se mostrando o grupo mais equilibrado da Copa. A expectativa é de grandes embates na última rodada do grupo. Vai ser todo mundo diputando cada jogada em busca do sonho de seguir na Copa. E os ganeses e os australianos com certeza vão brigar muito para continuar nela.

Holanda ainda não deslanchou

TERNI CASTRO

Quem apostou em mais de dois gols entre Holanda e Japão errou feio (inclusive eu). O placar magro de 1x0 para os Laranjas veio para coroar aqueles jogos deste Mundial em que a retranca vem como primeira preocupação. Longe de mim afirmar que essa postura está errada - e até acho correto fechar o sistema defensivo primeiro para depois pensar em atacar -, mas aquele futebol ofensivo está passando longe desta edição.

Mas vamos à análise da partida. Os Samurais seguraram até onde puderam o ímpeto da Laranja Mecânica. Com um sistema defensivo bem postado e apostando nos contra-ataques, os japoneses até chegaram a assustar os holandeses em algumas jogadas trabalhadas entre o meia Okubo e o avançado Honda. Já a Holanda buscava rodar a bola e não conseguia chegar efetivamente à meta do goleiro adversário. Isso até Sneijder soltar uma bomba de fora da área e a tão querida - ou odiada - Jabulani tomar um efeito e trair o goleiro adversário. Pronto, estava sacramentada a primeira derrota dos nipônicos nesta Copa.

Apesar do revés, tenho que ressaltar aqui o poder de reação dos Samurais, que não se abateram depois do gol sofrido e partiram para cima da Holanda. Se mantiver essa postura de guerreiros na última rodada, aposto na classificação nipônica às oitavas.

Questão de sobrevivência

LÉO LISBÔA

O jogo da vida. Não, não estou falando do famoso jogo de tabuleiro, moda na década de 90, mas sim de Gana x Austrália, que acontece logo mais, às 11h. O duelo tem significados diferentes para as duas seleções. Se os ganeses vencerem, darão um passo importante para mais uma vez alcançarem as oitavas de final da Copa do Mundo. Do outro lado, os australianos vão em busca dos três pontos para continuarem vivos no Mundial da África do Sul.

Os dois foram beneficiados pelo tropeço da Alemanha diante da Sérvia, ontem. Se Austrália conseguir uma vitória, deixará as equipes do Grupo D uma ao lado da outra, com três pontos em dois jogos. A diferença será o saldo de gols. Acredito que Gana vencerá mais uma vez. Me surpreenderia se os australianos conseguissem marcar um gol.

Duelo pode definir primeiro classificado

TERNI CASTRO

Holanda e Japão se encontram daqui a pouco, às 8h30, para decidirem praticamente quem será o primeiro classificado do grupo E. A Laranja Mecânica vem a todo vapor com seu escrete ofensivo e promete continuar mostrando o bom futebol apresentado na primeira rodada. Já os Samurais Azuis esperam segurar o ímpeto dos holandeses e mostrar de novo seu golpe certeiro para seguir em busca da tão sonhada vaga nas oitavas de final.

Os Laranjas são, de fato, os favoritos a vencerem o jogo. Mesmo sem ainda poder contar com o atacante Robben, que apesar de já estar recuperado da lesão na coxa só deve entrar mesmo em campo contra Camarões, o técnico Bert van Marwijk ainda tem várias cartas na manga e Sneijder é só uma delas. Porém, os holandeses devem tomar muito cuidado com os nipônicos, que além de já demonstrarem ter um sistema tático forte e bem desempenhado, jogam com garra em busca do resultado. Meu palpite é de 2x1 para a Holanda.

Copa na Rádio Folha FM (96.7)

Confira daqui a pouco, a partir das 7h, informações sobre a Copa do Mundo no Folha Notícias. Além disso, a Rádio Folha FM (96.7) está trazendo durante toda a programação curiosidades e fatos históricos do torneio. Basta sintonizar 96.7 ou acessar a rádio pela internet, através do endereço da Folha Digital - www.folhape.com.br.

Destaques da Folha de Pernambuco

A Alemanha perde para a Sérvia por 2x1; depois de uma estreia sofrível, a Eslovênia coloca 2x0 nos Estados Unidos, que empatam, e só não viram porque o árbitro anula, erradamente, um gol; a Inglaterra empata sem gols com a Argélia e segue sem vencer na Copa. Esses resultados estranhos da sexta-feira são os destaques da edição de hoje da Folha de Pernambuco.

O caderno Folha na Copa ainda traz a possibilidade do volante Josué ser escalado como titular na partida de amanhã, contra a Costa do Marfim. Gilberto Silva levou uma pancada no tornozelo e virou dúvida para o jogo. Com isso, abriu-se uma oportunidade para o jogador pernambucano.

Confira também as seções destaque do dia, mico do dia e brasileiros mundo afora. É a cobertura da Copa do Mundo a todo vapor na Folha de Pernambuco.

 

Copyright © 2010, Folha de Pernambuco Digital - Recife - PE - Brasil. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.