Tem gente nem aí para a Copa

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MANUELLA BEZERRA DE MELO

Rotineiramente, esta semana fomos ter nossa reunião de pauta da segunda-feira. Enquanto o chefe lia a distribuição das pautas da Copa para os próximos dias, percebi que tinha ficado de fora. Esqueceram de mim, acho. Eu e minha boca grande. Não podia ter ficado calada? Lá vai eu reclamar meus direitos de ter uma pauta. "Tudo bem, Manu. Fica com essa aqui". Sabe qual a pauta? Foi dada a mim a missão de procurar pessoas que 'não estão nem aí para a Copa'. Conclusão? Nada de jogo pra mim.

O primeiro personagem a aparecer foi uma figura que não ia ver o jogo e iria ao cinema na hora da partida do Brasil. Veio com aqueles papos contestadores, de protesto pelo poder econômico centralizado e monopolizado pelo futebol. Até que faz sentido. Agora imagine: enquanto sua família, seus amigos e até seus colegas de trabalho estão se acabando, você vai ao cinema com uma pessoa que, pasmem, vai ao cinema na hora do jogo. Mas o pai do cara resolveu ir ver o jogo na casa dele para prestigiar o apartamento novo. Restou-me fazer uma ronda na cidade para ver o que as pessoas estavam fazendo enquanto Brasil e Coreia do Norte jogavam na África do Sul.

Debaixo de um dilúvio, eu, tão mergulhada nesse universo esportivo, descobri uma coisa incrível, impressionante. Existe vida fora da Copa. As pessoas vão ao supermercado, ao shopping - ainda que as lojas estejam fechadas - e, mesmo com chuva, tem gente que namora na praia e pratica outras atividades esportivas. Tão produtiva foi minha ronda que, ainda antes de começar o segundo tempo eu já estava de volta à redação para ver o restante da partida. E dei sorte. Milagrosamente, pé quente. Os gols só saíram depois que eu cheguei.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010, Folha de Pernambuco Digital - Recife - PE - Brasil. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.