FELIPE AMORIM e
BRENNO COSTA
África do Sul mais uma vez entrou em campo e, mais uma vez, decepcionou sua torcida. Tanto que, no final dos 3x0 para o Uruguai, as vuvuzelas silenciaram no Lottus Versfeld, em Pretória. Dos males o menor: apesar de ainda não ter vencido, os Bafana Bafana ainda não estão matematicamente eliminados da Copa do Mundo. Mas eles precisarão de muita "macumba" para não se tornarem o primeiro país-sede a não se classificar às oitavas de final.
E o nosso Parreira, hein? Bichinho dele. Não só continuou a sina de não vencer uma partida no Mundial por uma seleção que não seja a brasileira (Kuwait, em 82; Arábia Saudita, em 98; e Emirados Árabes, em 90), como também somou a sua primeira derrota desde que retornou ao comando da África do Sul (eram seis vitórias e sete empates até então).
Mas mesmo com a empolgação dos torcedores sul-africanos (pense numa torcida animada que nem perdendo deixou de assoprar a bendita vuvuzela), quem aprontou no primeiro tempo foi a Jabulani e o técnico uruguaio. Óscar Tabárez optou por trazer Forlán, que atuou muito isolado na outra partida, para mais próximo do meio-campo, e ainda colocou Cavani para aumentar o poderio ofensivo do time. O resultado foi um Uruguai mais ousado. O gol saiu justamente pelo mérito desta mudança tática. Forlán, fora da área, recebeu a bola e acertou um lindo chute. A Jabulani desviou no defensor e deu uma descida incrível. Por sua vez, os Bafana Bafana, novamente, criaram muito pouco na primeira etapa. Destaque na estreia, Tshabalala não conseguiu apresentar o mesmo desempenho.
E o que estava ruim conseguiu ficar pior para os donos da casa nos 45 minutos finais. Khune foi expulso depois de cometer pênalti, e Forlán, ao acertar a cobrança, tornou-se o primeiro jogador da Copa a fazer dois gols na competição. Já no final, com os sul-africanos anestesiados, Pereira completou sem dificuldade: 3x0. Sorte da Celeste, que voltou a vencer na Copa depois de 20 anos. Azar da África do Sul, que, provavelmente, se contentará em assoprar as vuvuzelas para as outras seleções.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário