THIAGO SOARES
Da Revista da Folha
Ah, o favoritismo... Em competições, este ingrediente é um dos fatores que mais "pesam" sobre os concorrentes. E, nesta Copa, ninguém chegou mais favorito que a Espanha, a "Fúria". Mais eis que, logo no primeiro jogo, a Espanha tropeça diante da fraquinha Suíça - zebra de cores vermelha e branca. A Espanha está me lembrando demais o filme "Avatar". Oscar 2010, nove indicações, maior bilheteria da história do cinema - superando, inclusive, o açucarado "Titanic" - mais de US$ 1 bilhão arrecadado mundo afora. E no gramado do Kodak Theater, em Los Angeles, diante de torcedores estupefatos, "Avatar" é goleado pelo "menor" "Guerra ao Terror" - um filme que foi lançado direto em DVD no Brasil porque exibidores acharam que ele não tinha apelo comercial.
A Espanha me cheira "mucho" a "Avatar". Time milionário, estrelas como o niño Fernando Torres, uma equipe que, aos olhos dos críticos, resgatou aquele futebol ofensivo, bonito de se ver. A Suíça, coitada, totalmente "Guerra ao Terror": time pequeno, baixo orçamento, até a torcida era "xoxa" lá em Durban. Mas, como na noite de entrega do Oscar, em que os prêmios são anunciados gradativamente, dos menos aos mais importantes, a Espanha mostra sua verve Na'vi. O filme de James Cameron só levou três dos nove Oscars a que concorria. E todos em categorias óbvias (efeitos visuais, direção de arte, fotografia: prêmios meramente técnicos). A Espanha, ai meu Deus, não fosse um chutaço perdido do Xabi Alonso, sei não... Nem "Avatar"!
Mas é cedo. A noite do Oscar, ops, da Copa, ainda é longa. Quem sabe os espanhóis tenham tempo de trocar a indumentária azul Na'vi de "Avatar" pela roupa bélica de "Guerra ao Terror"? O técnico Vicente Del Bosque conquistou a Eurocopa 2008, tem cacife para levar outra estatueta para casa. Se bem que Eurocopa é meio Globo de Ouro. É prévia. Copa do Mundo é que é Oscar.
E é bom que o efeito "Avatar" da Espanha seja, somente, susto de início de premiação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Au, au, au a Espanha se deu mal e na Copa do Mundo, se saiu como o Corinthians na Libertadores. Mas ainda resta o consolo de estar na primeira fase...
Postar um comentário