Síndrome de Rute e Raquel - O retorno

sexta-feira, 2 de julho de 2010

FLÁVIO BATISTA

Em 12 de junho, segundo dia da Copa do Mundo, escrevi um tópico fazendo uma analogia do volante Felipe Melo com as irmãs gêmeas Rute e Raquel, da novela Mulheres de Areia. E isso aconteceu hoje. No lance do primeiro gol, com um passe primoroso, ele teve seu momento Rute, a boazinha. Mas, em compensação, o que todo mundo temia aconteceu. De forma irresponsável, ele pisou o holandês Robben e foi expulso. A face Raquel dele veio à tona com toda força.

Só para relembrar, segue o texto publicado na noite de 12 de junho.


A Síndrome de Rute e Raquel está atingindo um jogador da Seleção Brasileira. Antes de revelar o nome do atleta, porém, cabe aqui uma explicação. Rute e Raquel eram as irmãs gêmeas protagonistas da novela "Mulheres de Areia", da Rede Globo. Na primeira versão, em 1973, elas foram interpretadas por Eva Wilma. Vinte anos depois, em 1993, foi a vez da atriz Glória Pires dar vida às personagens. Pois bem, "a Rutinha era boazinha, a Raquel era má", como dizia outro personagem do folhetim, Tonho da Lua. Desde então, Rute/Raquel virou meio que um símbolo de antagonismos, de pessoas que vão a sentimentos opostos muito rapidamente.

E é nesse contexto que entra um jogador da Seleção Brasileira: o volante Felipe Melo. Em entrevista coletiva hoje, em Johannesburgo, na África do Sul, ele conseguiu ser Rute e Raquel em fração de minutos. Começou tachando de "palhaçada" o fato de a Imprensa brasileira ter noticiado um bate-boca entre Júlio Baptista e Daniel Alves no treino da sexta-feira. As imagens são claras e mostram uma entrada bastante dura de Daniel e, depois, a discussão dos jogadores. Mas "esquentadinho" como é, Felipe Melo saiu em defesa dos companheiros despejando grosseria sobre os jornalistas. Depois do instante de fúria, o atleta virou "Rute" e fez uma melosa declaração de amor à esposa, dizendo ser "um amante à moda antiga". Nem parecia, no tom de voz e nos gestos, a mesma pessoa de minutos antes.

Essa alternância no comportamento, segundo o próprio Felipe Melo, está preocupando seu pai e sua esposa. O medo deles é que o volante, num momento de raiva, seja expulso durante a Copa do Mundo. E que bom que o pai e a esposa já o alertaram sobre isso porque era bem capaz de Felipe dizer que isso era torcida contra da Imprensa. Recentemente, após a confirmação da sua convocação para a Copa, o volante da Juventus (ITA) bateu boca com o jornalista Paulo Vinícius Coelho, ao vivo, via telefone, na ESPN Brasil. Em campo, ele já mostrou destempero várias vezes e já acumula muitos cartões vestindo a camisa da Seleção.

Ainda de acordo com o próprio Felipe, ele está "trabalhando" suas emoções. Torço muito para que ele se livre da Síndrome de Rute e Raquel na hora de entrar em campo porque, do contrário, eu aposto, sim, que ele será expulso durante o Mundial.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010, Folha de Pernambuco Digital - Recife - PE - Brasil. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.