Que azeite é esse, Sr. Löw?

sábado, 3 de julho de 2010

GUSTAVO PAES

Ao final do jogo, meu palpite de 3x1 para a Argentina soou rídiculo. Mas de uma coisa eu não abro mão. Disse que, em todo caso, o futebol sairia vitorioso na partida de hoje. E foi incrível. Foi o conjunto. Que time azeitado formou esse Joachim Löw, mais conhecido no Brasil como "O Catoteiro". Já correm as piadinhas no Twitter que Dunga e Maradona vão ter que comer muita catota se quiserem chegar aos pés do alemão.

Surpresa não é a Alemanha avançar para as semifinais da Copa. É o tipo de futebol que ela está apresentando. Não que os alemães não tenham uma ótima escola, mas nos últimos anos andavam devendo. O comentarista da ESPN Brasil, Gerd Wenzel, até já explicou como se fala "Meninos da Vila" em alemão, mas eu não entendi uma palavra. A referência é por conta da baixa média de idade - 24 anos se considerado apenas o time titular escalado por Löw hoje -, como pela movimentação ofensiva impressionante.

Conheça as engrenagens da equipe, e o azeite de Löw


Defesa: Os centrais Mertesacker e Friedrich, ao lado do lateral esquerdo defensivo Boateng, são altos, fortes e fazem uma Copa muito segura. O goleiro Neuer vai bem quando acionado. Lahm, pela direita, é a válvula de escape.

Meio-campo: É aí que a mágica acontece. Schweinsteiger iniciou a carreira como um meia que atuava pelos lados do campo na linha de quatro homens. Nessa posição era um jogador nota 7. Jogando como volante, para mim é o melhor jogador da Copa até o momento, e olhe que não é um artista da bola, tipo de atleta que normalmente eu valorizo mais. Khedira é o seu leal escudeiro, mais discreto, porém muito funcional. O trio Ozil, Muller e Podolski é a versão germânica de Ganso, Robinho e Neymar - que compensam a menor ginga com trocas de passes muito inteligentes. Impossível saber por onde e por quem o contra-ataque será puxado.

Ataque: Klose. Fez uma temporada patética pelo Bayern de Munique. Começou a Copa de forma discreta. Mas é outro que leva a alcunha de Senhor Copas do Mundo. Um jogador mediano que está muito próximo de alcançar Ronaldo na lista dos maiores artilheiros da história da competição. São 14 tentos contra 15 do gordinho.

Essa é a dissecação da equipe que deve se sagrar tetracampeã mundial no dia 11 de julho.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010, Folha de Pernambuco Digital - Recife - PE - Brasil. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.