Ataque contra defesa

segunda-feira, 21 de junho de 2010

YURI DE LIRA

Espanha que nada! Chile e Suíça é quem vão brigar, daqui a pouco, às 11h, pela liderança do grupo H, em Porto Elizabeth. Aquele que vencer dará um passo enorme rumo às oitavas de final do torneio. A seleção dos Andes, apesar de ter vencido Honduras somente por 1x0 na última rodada, foi, ao meu ver, uma das mais ofensivas até o momento nesta Copa do Mundo. Em contrapartida, a defesa da “La Roja” apresenta deficiências – o que pode facilitar a vida dos alpinos (caso resolvam, por milagre, atacar). Os europeus mantêm aquele velho ferrolho na defesa. Para fazer um gol alí é complicado. Medíocres, botam o traseiro na parede e atacam só quando é conveniente.

Não acredito que os suíços ganhem este confronto. A vitória diante da Fúria bastou para eles. Mais do que isso já é querer demais. Aposto em um triunfo apertado dos chilenos, por 2x1. Desta vez, o gordinho Humberto Suazo estará de volta. Recuperado de lesão muscular, ele é uma das esperanças de gols do escrete da terra de Pablo Neruda. Conhecido pela ousadia tática, o técnico do Chile, “El Loco” Marcelo Bielsa, alfinetou os adversários de logo mais ao falar que o futebol ofensivo está sendo preterido ultimamente. “Há mais esforço em evitar que a criação do rival prospere que em favorecer a própria”, sentenciou, cáustico.

Já a Suíça prega o respeito aos rivais. Se depender do treinador Ottmar Hitzfeld, o time do Velho Continente continuará sem ter as suas redes balançadas. “O Chile é muito perigoso e mais agressivo ofensivamente do que a Espanha. Por isso, precisaremos ter organização na defesa para que não marquem gols”, afirmou o comandante – ciente de que o melhor ataque é a defesa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010, Folha de Pernambuco Digital - Recife - PE - Brasil. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.