Inimigo íntimo

sábado, 12 de junho de 2010

GUSTAVO PAES

Na Copa do Mundo realizada no Brasil, em 1950, o Estados Unidos – que até então mal sabiam quem era a bola de futebol -, conseguiram a proeza de vencer a equipe da Inglaterra, uma das potências do esporte. O resultado de 1x0, gol do atacante Gaetjens, é até hoje considerada uma das maiores zebras da história do torneio.

Sessenta anos depois e a Inglaterra continua como favorita. A seleção dos Estados Unidos evoluiu muito. É forte na parte física e obediente taticamente, mas ainda falta aquele sujeito que vez em quando aparece no futebol, o tal do craque. Já a lista dos ingleses inclui os meias Lampard e Gerrard, além do atacante Rooney, que atravessa o seu melhor momento e parece estar recuperado dos problemas físicos que o assombraram nos últimos meses. O técnico Fábio Capello também é considerado um diferenciado fora das quatro linhas.

Acredito que o jogo de hoje, marcado para as 15h30, vai ser pouco brilhante, estudado. Mas ainda aposto no poder de fogo da Inglaterra. E para quem estiver curioso, o filme “Duelo de Campeões”, de 2005, conta a história do feito do time americano de 1950. É aquela visão americana da história, com todos os seus exageros e caricaturas, mas vale pelo contexto de Copa do Mundo. Meu palpite para o jogo é vitória da Inglaterra por 2x0.

1 comentários:

Fernando Peixoto on 12 de junho de 2010 às 15:03 disse...

Até hoje os EUA não sabem quem é a bola de futebol! rsrs

Postar um comentário

 

Copyright © 2010, Folha de Pernambuco Digital - Recife - PE - Brasil. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.