FLÁVIO BATISTA
Acabei de ver uma matéria na ESPN Brasil que me deixou chocado. Pessoas que moravam em área de favela ou nas ruas da Cidade do Cabo, que está recebendo jogos da Copa do Mundo de 2010, foram encaminhadas para um local que ficou conhecido como Cidade de Lata. São imigrantes, pobres, mendigos... gente que a organização do Mundial procurou esconder dos visitantes. Hoje, eles são 10 mil pessoas que vivem em condições deploráveis, sem saneamento básico ou qualquer tipo de amparo do Estado.
Segundo a representante dos moradores ouvida pela reportagem da ESPN Brasil, tudo começou em 2007, quando os governantes iniciaram a construção do estádio Green Point e outras obras para a Copa do Mundo. As pessoas chegaram a ser removidas à força (de acordo com ela, até tiros foram disparados em algumas ocasiões) e foram despejadas em cubículos minúsculos feitos de lata e cobertos por lonas. A promessa era de que essa situação seria temporária e todos receberiam uma moradia digna para morar. Já se vão três anos e nada foi feito. Resultado disso, e como não poderia ser diferente, muita revolta por conta da Copa do Mundo.
Temo que isso aconteça no Brasil. Que essa "limpeza" cruel seja feita nas cidades para quando os turistas chegarem esteja tudo limpo, tudo bonitinho, sem pobreza nas ruas, nas proximidades dos estádios. Só que o preço é muito caro. São vidas, sonhos... Torço para que a história da Cidade de Lata não se repita no Brasil, apesar de achar que, infelizmente, algo semelhante vai acontecer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Eu acho isso um absurdo!
Postar um comentário