Só o Uruguai salvará

domingo, 4 de julho de 2010

FELIPE AMORIM

No último dia 16 de junho, escrevi aqui neste blog que o desempenho das seleções sul-americanas na Copa do Mundo da África do Sul estava dando gosto de se ver. Até aquele momento, em 23 partidas realizadas, elas eram as únicas que continuavam invictas. Dias depois, o nobre companheiro Brenno Costa trouxe um outro relato relevante neste espaço: pela primeira vez na história das Copas, o número de equipes da Conmebol nas quartas de final era maior que o de europeias (4x3). Mas bastaram apenas quatro jogos para essa euforia acabar. Hoje, o panorama se inverteu.

Culpa dos tropeços nas quartas de final. A favoritíssima Seleção Brasileira azedou ante o futebol rápido dos holandeses, que viraram o jogo para 2x1. A temida Argentina, do melhor do mundo Lionel Messi, foi humilhada pelos Meninos da Alemanha, ao ser goleada por um sonoro 4x0. O Paraguai, da linda torcedora Larissa Riquelme, até lutou, mas ficou no meio do caminho. Melhor para a Fúria que venceu pelo placar mínimo.

O sul-americano que segue vivo na disputa é o Uruguai. Mas aí cabe uma peculiaridade. A Celeste foi a única equipe que não enfrentou um europeu nas quartas. Os uruguaios eliminaram Gana, nos pênaltis. E olhe que por pouco também quase seguiu no mesmo comboio dos “hermanos”, não fosse o pênalti desperdiçado pelo atacante Asamoah Gyan, aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Terça-feira, a América do Sul será o Uruguai, contra a Holanda, no primeiro duelo da semifinal. Se passar, teremos uma final entre a malícia do futebol sul-americano contra a obediência do europeu. Do outro lado se enfrentam Alemanha x Espanha. Caso contrário, poderemos ter a sensação de estamos assistindo a mais uma final da Eurocopa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010, Folha de Pernambuco Digital - Recife - PE - Brasil. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.